Wagner busca novos investimentos para a Bahia nos Estados Unidos

Jaques Wagner
Secom

 

A atração de investimentos estrangeiros, o avanço da gestão do Estado nos últimos seis anos e o reforço na área do turismo, com a realização do GP Bahia de Stock Car neste final de semana, foram assuntos de destaque do programa Conversa com o Governador desta terça-feira (14), gravado por telefone diretamente de São Paulo, nesta segunda (13), onde Jaques Wagner participou do 31º Encontro Econômico Brasil-Alemanha e Rodada de Negócios. De lá, ele viajou para Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde mantém contatos com o empresariado da área de infraestrutura.

Wagner disse que a missão oficial aos EUA é “para mostrar as nossas possibilidades e, particularmente, a ponte Salvador-Itaparica. "É um investimento muito grande, que está em andamento, está maturando. Creio que ano que vem a gente já pode fazer a licitação”. Segundo ele, o Brasil “virou uma oportunidade” para investimento na área de infraestrutura".

Sobre o encontro com empresários alemães em São Paulo, Wagner enfatizou que a intenção foi “colocar a Bahia como a opção” para indústrias e empresas interessadas em investir no Estado. E exemplificou a Basf, “a maior indústria química do mundo, que está fazendo o maior investimento da história de 100 anos no Brasil, “exatamente na Bahia - no Polo de Camaçari -, lançando a nova cadeia produtiva do chamado ácido acrílico”. Segundo ele, isso vai representar uma nova vertente de desenvolvimento e de oxigenação para o Polo”, nesses 35 anos de implantação, com atração de mais indústrias.

Balanço das ações - Durante o programa, o governador destacou também o lançamento, nesta quinta-feira (16), da revista “6 Anos de Governo”, que faz um balanço das ações desenvolvidas, com foco no social, “aproveitando esse momento especial dos últimos dez anos com o presidente Lula e a presidenta Dilma”.

De acordo com Wagner, a gestão tem “muita coisa a apresentar para a população” em diversas áreas como a saúde, com a implantação de 530 postos de Saúde da Família, inauguração de cinco hospitais - triplicando o número de leitos de UTI -, ampliação do Samu 192.

No setor habitação, ele destacou mais de 100 mil unidades entregues e outras 50 mil contratadas. Em infraestutura, o governo relaciona os sete mil quilômetros de estradas - “e estamos continuando nessa batida, querendo chegar a nove mil quilômetros.

Quanto à segurança pública, o governador disse que houve renovação da frota, contratação de novos policiais, construção de presídios. Também nas áreas de educação, cultura, saneamento, abastecimento de água, ele enfatizou que o investimento “foi muito grande. "Creio que nós temos hoje marcas, inclusive, reconhecidas fora do Brasil, na qualidade de gestão, na atração de investimento, na forte geração de emprego e na forte oportunidade de progressão social do nosso Estado"”.

Turismo - Jaques Wagner ainda destacou no programa as ações do governo para fortalecer a área do turismo - a exemplo da construção da Arena Fonte Nova e reinauguração do tradicional Hotel da Bahia, pela rede Sheraton -, salientando o GP Bahia de Stock Car, que pela quinta vez será realizado neste final de semana no Circuito Ayrton Senna, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O governador enfatizou que esse esforço na área do turismo “é muito importante para a geração de empregos, a atração de novos turistas e, portanto, mais negócios na Bahia. A Stock Car cumpre esse papel. Um evento que é acompanhado por milhões pela televisão e milhares no nosso circuito Ayrton Sena”.

Wagner afirmou que os pilotos lhe disseram que o circuito baiano de rua é um dos que “eles mais gostam, com a beleza de Salvador”. O GP, “mais uma vez, vai cumprir esse papel de atrair novos turistas e fazer aumentar os negócios em torno de bares, restaurantes, hotéis, e de táxi também. Então, foi mais uma conquista nossa, para dinamizar o turismo e a geração de empregos em Salvador”.

O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.